FAMÍLIAS

CONVERSANDO COM A FAMÍLIA
por Cinthia Bires

A família entrou em contato com você, e agora?

Chegou a parte mais importante de todo o processo! Escolher uma família ideal para você é a chave do sucesso do programa. Não adianta se desesperar, se empolgar e fechar com a primeira que aparecer. Calma. Outras várias familias virão, mais cedo ou mais tarde. Por isso, é melhor escolher com calma no conforto e segurança da sua casa no Brasil do que ter que arrumar uma outra família já no outro país para poder trocar.

Existem algumas perguntinhas básicas que todo mundo faz para as famílias. São questoes do dia a dia, dos afazeres, sobre as crianças, a casa e os estudos.

Vamos tentar enumerar aqui as mais importantes para te ajudar na hora que a família ligar e você ficar tão empolgada que esquece o que queria saber!

1 – Salário (caso você não vá por intermédio de uma agência)

2 – Horário de trabalho. Peça um exemplo da sua rotina semanal com horários definidos ou o mais próximo disso caso a agenda seja flexível

3- Trabalhos domésticos. É normal o au pair ajudar no trabalho doméstico como tirar a mesa do café, preparar refeições para as crianças, levar o lixo para fora, etc. Mas, dependendo do país, existem leis que definem que au pair não pode fazer trabalhos domésticos pesados, por isso tem que ser conversado antes. Pergunte se eles esperam que você ajude em algo na casa e se isso está incluído no horário de trabalho.

4 – Sua acomodação na casa. Como é o seu quarto, se você tem banheiro privativo (o que é aconselhavel), se você terá acesso à internet, computador, telefone, etc.

5 – Pergunte sobre a rotina da casa, quem trabalha, de que horas a que horas, se as crianças vão para a escola/jardim de infancia, que horas dormem, comem, o que fazem no final de semana. E como você será encaixado nessa rotina.

6 – Sobre suas folgas (depois que voce já souber a sua rotina). Você tera liberdade para viajar? Trazer amigos em casa? Sair? Terá hora para voltar? Chave de casa?

7 – Seu pagamento será semanal, quinzenal ou mensal?

8 – Voce poderá escolher quando tirar as férias ou a família escolhe? Na verdade, isso deve ser negociado para o benefício de todos mas claro, o au pair tem a maior flexibilidade de mudar seus planos de acordo com a família que depende das férias escolares e dos trabalhos dos pais.

9 – Sobre ferias da familia. Pergunte se eles já tem programado algumas férias em família e se você será incluído. Caso você não os acompanhe, esses dias sozinho contarão como suas férias?

10 – Horas extras: como serão contadas? Você receberá em dinheiro ou em folga? Caso seja em dinheiro, já estabeleça quanto e, de preferência, inclua no contrato.

11 – Sobre o lugar aonde moram: a cidade e as vizinhas, se for em uma cidade pequena, a distância da próxima cidade maior (e o preço pra se chegar nela!). Pergunte como é o sistema de transporte lá, se voce tera mobilidade nos finais de semana, como ônibus, trens, etc. Pesquise sobre as redondezas na internet. Morar em cidades muito pequenas pode ser meio frustrante para alguns e uma delícia para outros.

12 – Sobre cursos: a família irá pagar o curso de idioma? Onde é e quantos dias por semana? Se a família pagar só uma parte, quanto? Como será a sua locomoção para a escola?

13 – Plano de saúde. Dependendo do país, a família é obrigada por lei a pagar um para o au pair.

14 – Sobre os meios de transportes. A família irá pagar o passe de ônibus/trem? Total ou parcial?

15 – Se eles já tiveram outras au pairs. Caso tenham, peça para falar com elas! É ótimo para conhecer como é realmente o trabalho, a família, as crianças.

16 – Pergunte o que eles esperam de um au pair. Au pair é parte da familia, então o que é esperado de você como parte dessa família, se você pode participar das atividades familiares, etc.

17 – Pergunte como deverão agir se houver algum problema. Se o diálogo estará sempre aberto- e esteja você também aberto à comunicação.

18 – Tente conversar tanto com o pai quanto com a mãe. Conhecer um pouco de ambos é recomendado.

19 – Como são as crianças, o que eles gostam de fazer, com o que eles gostam de brincar. Sobre a personalidade de cada uma delas. Tudo o que voce puder perguntar sobre as crianças, pergunte! Nao se esqueça que você está indo para lá justamente para cuidar delas.

20 – A língua oficial na casa. Muitas famílias querem que o au pair ensine uma língua às crianças. Se o seu objetivo for aprender outro idioma, fuja delas!

Quer sugerir mais perguntas? Escreva pra gente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s